19 de março de 2018

PROBLEMATIZAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA

No art. 5 da constituição federal, em seu inciso III aborda que “ninguém será submetido à tortura nem tratamento desumano ou degradante”, mas diariamente presenciamos a violação desses direitos na saúde pública, pois a mesma vem enfrentando diversos problemas no que tange a má administração, falta de infraestrutura nas unidades hospitalares, efetivos reduzidos, equipamentos ultrapassados, falta de fiscalização pública e investimentos dos gestores.
Nesse sentido, a população de classe média em busca de uma qualidade de saúde se locomove para as grandes capitais, em busca de serviços de saúde em redes privadas, porém os de classe baixa vem ficando a mercê de uma saúde de péssima qualidade, por não terem condições financeiras para arcar com as despesas. 
A população diante desses problemas vem ficando ausente, calada e inerte, talvez pelo medo, pelas constantes represálias aos mais fracos e desfavorecidos. É necessário não se calar diante dos problemas, para que os mesmos possam ser assistidos e assegurados aos sus direitos de forma justa e igualitária.
Dessa forma, para que se tenha êxito na saúde pública, é necessário que os órgãos competentes reconheçam que é preciso fazer mudanças, que estes possam envolver a sociedade nas discussões para que assim todos possam transformar a saúde pública brasileira cada vez melhor, atendendo as reais necessidades da população de forma eficiente e efetiva para todos.

Autor: Lucas Gabriel Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário