19 de março de 2018

POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Um dos problemas mais angustiador que ocorre em todo Brasil é o grande índice de roubos, segundo os dados da PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no ano de 2017, o Brasil vem ocupando a terceira maior taxa de roubo na América Latina.
Nesse sentido, percebemos que a cidade de Floriano-Piauí não se encontra diferente, cada dia vem aumentando consideravelmente a criminalidade, dificultando assim a convivência e circulação da sociedade. Sair de casa se tornou algo arriscado, pois os seus bens materiais sejam estes de sumos valores podem ser subtraído por mandriões.
        Sabemos que uma vida em sociedade pode gerar conflitos e perturbações, mas como afirma o Art. 6º da Constituição Federal, é um direito da sociedade possuir condições de serviços básicos que devem ser oferecidos para toda população, no qual o Estado deve saber equilibrar e resolver os problemas para o bem-estar de todos.
Percebemos que estes problemas podem ocasionar o enfraquecimento das condições de serviços básicos que devem ser oferecidos para a sociedade como educação, saúde, emprego e valores morais, a serem realçados. É de interesse tanto da população quanto de governantes locais, buscar soluções no quais criminosos se aproveitam de alguma falha no sistema de segurança pública.
Dessa forma, devem-se aumentar rotas de policiamento em todos os bairros e uma maior quantidade em locais com grandes números de criminalidade, palestras e serviços comunitários para conscientizar toda população a forma que se deve agir diante um acontecimento, investir em políticas públicas integradas de prevenção, no qual tem o dever de solucionar alguns problemas que a sociedade vem enfrentando ao longo dos tempos.

Autora: Joyce Maryele Alves Messias

Nenhum comentário:

Postar um comentário