28 de março de 2018

A Relação entre Tortura, Tratamento Desumano ou Degradante

         Convivemos diariamente com as consequências do abuso de autoridade no Brasil, podemos ver um problema real no filme tropa de elite, que mostra a realidade do nosso país. Não só a polícia, pois ela é bastante perseguida nas manifestações, tendo em vista também o trabalho escravo nos dias atuais, que vive com condições degradantes de trabalho, retirando do trabalhador sua dignidade e botando em risco sua saúde física e mental.
         Com um certo preconceito o homem e militarização brasileira, tentam obter informações de uma forma arcaica, como os atos de tortura em interrogatórios e abordagens, todo momento policiais são denunciados pela questão do abuso de autoridade e torturas que as vezes chega em morte. As torturas se tornam mais viáveis a pessoas negras. Como é citado na introdução do filme tropa de elite, o batalhão especial enquadrando os suspeitos ’’dando porrada’’ e fazendo ameaças, botando o saco na cabeça do meliante até ele falar. Tratamento desumano não é só da polícia, mais também da sociedade em geral por criarem um estereótipo homofóbico e racista.
         Deve-se entender que tortura não é só física, pode ser psicológica. Sobre o trabalho escravo na atualidade comparado ao período colonial, que é principalmente marcada pela exploração da mão de obra, não muito diferente dos dias atuais, onde crianças e adolescentes são alvos dessa realidade por ter baixa renda, não ter oportunidade de um ensino de qualidade. Nas grandes cidades ainda se encontra trabalhadores em condições parecidas com a escravidão, na maioria vezes em indústrias e construções civis. A sociedade não consegue ver que isso é uma forma de trabalho escravo, a grande maioria desses trabalhadores rurais deixaram suas casas em busca de regiões de explanação agrícola. Os fazendeiros vão atrás de empregados em cidades pobres, forçam eles a fazerem dívidas que não poderão ser pagas e ao ser enganado por várias promessas, o trabalhador recebe uma ajuda de custo para cobrir suas despesas com a viagem e todos os gastos dos trabalhadores são de formas abusivas. Tendo que pagar pela alimentação, instrumento  de trabalho e dormitório.
         Este inciso aborda um tema muito discutido, e embora o trabalho escravo ainda seja uma realidade devemos correr atrás da igualdade social tratando os desiguais de forma igual, o trabalho escravo está no nosso cotidiano por trás de coisas que fazem parte da nossa vida.

Autor: Pablo Lima Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário